Alguns adoram os seus filmes longos e “tagarelas”, outro detestam-nos. Mas não há dúvidas que Quentin Tarantino é um dos melhores realizadores do nosso tempo. O seu mais recente trabalho Era uma vez em Hollywood está a encher os cinemas sem qualquer surpresa. A combinação Tarantino-DiCaprio–Pitt promete ao espetador uma experiência verdadeiramente inesquecível. Permitam-nos lembrar-vos dos melhores filmes de Tarantino e descobrir algumas curiosidades vida deste extraordinário realizador.
Quando perguntam a um realizador de filmes que trabalhou em tempo numa loja de vídeos que trabalho ele mais gostou na sua vida, a resposta que esperam é que ele adora realizar os seus próprios filmes. Mas não Tarantino. Ele ainda adora recordar os anos em que trabalhava num cinema para adultos (que passava apenas “filmes para adultos” 😊), e diz que é o melhor emprego do mundo! Felizmente, Tarantino gosta o suficiente de escrever e realizar filmes para que possamos ter visto o 9º filme assinado por ele, este ano.
Apesar do seu primeiro filme datar de 1987, ele apenas se tornou num realizador mais famoso 5 anos depois, graças a Cães Danados. Ele ficou no Underworld dois anos mais tarde com aquele que é provavelmente o seu filme mais conhecido e mais popular – Pulp Fiction. Esta é a primeira vez que atores famosos e reconhecidos, que ainda não tinham sido descobertos, ou já tinham sido esquecidos na altura da estreia de Pulp Fiction, apareceram. As grandes descobertas de Tarantino incluem a atriz Uma Thurman, que retrata, no filme, a mulher da máfia Mia Wallace. Mais de 10 anos depois, esta atriz assume um papel de protagonista nos filmes Kill Bill e Kill Bill vol.2. Travolta não queria aparecer muito em Pulp Fiction, mas felizmente foi convencido. Originalmente, Tarantino escreveu esse papel para Michael Madsen, que era suposto ser o protagonista do filme, mas desistiu do papel duas semanas antes do início das filmagens. Mas mais tarde foi protagonista nos filmes Kill Bill e The Hateful Eight. Bruce Willis e Samuel L. Jackson, dois dos atores que mais aparecem nos filmes de Tarantino, também aparecem em Pulp Fiction. Atirador duro é mesmo a cena de Jackson!
Se viram o primeiro filme bem-sucedido de Tarantino Cães Danados, podem achar que o nome do filme é um pouco estranho (O que também se aplica a Pulp Fiction). Existem muitas histórias para explicar o nome do filme, mas apenas Tarantino sabe qual, se alguma delas, é verdadeira. Diz-se que ele disse aos investidores que cão Reservoir é um termo francês do calão de gangues para rato. Isto não é verdade. Também se diz frequentemente que Tarantino se inspirou nos filmes Au revoir les enfants e Cães de Palha e que, de alguma maneira, juntou os dois nomes. Como é que au revoir ficou reservoir? Bem diz-se que Au revoir les Enfant foi recomendado a Tarantino pela sua namorada, naquela altura, e que ele percebeu “reservoir” em vez de “au revoir”. E, de alguma maneira, ele apareceu com este título para o seu primeiro filme. Ou talvez tenha sido de uma maneira completamente diferente. Pode ser que ele um dia faça um filme sobre isso.
Nós já mencionámos alguns atores que aparecem em mais que um filme. Tim Roth, por exemplo, aparece em Cães Danados , Pulp Fiction e os Oito Odiados. Leonardo DiCaprio já apareceu, para já, em Django Libertado, cujas intervenções racistas deixaram os atores incomodados, tal como em Era uma vez em… Hollywood. Mas Tarantino queria tê-lo tido mais cedo. Sabiam que Leo DiCaprio era suposto ter ficado com o papel do coronel da SS Hans Landa em Sacanas sem Lei? Este papel, no entanto, foi para o seu colega de Django Christoph Waltz. Se contarem o número de papéis em filmes de Tarantino, o vencedor é claramente Samuel L. Jackson. Vão certamente associá-lo a Pulp Fiction, Django ou os Oito Odiados, mas sabiam que ele também aparece com um papel secundário em Jackie Brown ou Kill Bill? E se pensam que Tarantino o deixou de fora nas filmagens de Sacanas sem Lei, desenganem-se. Não vemos Jackson no filme, mas podemos ouvir a sua carismática voz. 😊
1. O filme de culto Pulp Fiction é composto por sete capítulos, que não estão ordenados cronologicamente, mas teoricamente podem colocá-los na ordem certa. Se estão interessados nesta experiência, sigam este infográfico.
2. Algumas partes de Pulp Fiction foram realizadas por Robert Rodriguez. Em troca, Tarantino participou na realização de Sin City.
3. Jamie Foxx protagonizou Django com o seu próprio cavalo.
4. Leonardo Dicaprio passou por um grande problema de moral ao filmar uma cena em que ele tinha de gritar alguns insultos racistas. No final, ele conseguir concretizá-las com a ajuda de Samuel L. Jackson. Ele chamou-o à parte e disse “Hey, filho da mãe, isto é apenas uma terça-feira normal, para nós! Vamos!”
5. Era uma vez em Hollywood é o 9º filme de Tarantino, o próximo deverá ser Kill Bill vol. 3.
Nós existimos para trazer beleza ao espaço onde vive! Esperamos inspirá-lo visualmente com a nossa arte de parede e decorações para o seu lar e não descansamos enquanto não o virmos 100% satisfeito.
Desde 1999 que a Europosters se tornou numa das maiores vendedoras de posteres, quadros e murais de parede. Atualmente, colaboramos com artistas, fotógrafos e designers gráficos de toda a Europa. Na nossa oferta, podem encontrar as pinturas mais belas e mais conhecidas tal como outras peças novinhas em folha de artistas contemporâneos. Ficamos felizes por imprimir as vossas próprias fotos e, se assim quiserem, de as emoldurar em quadros de alta qualidade. Adoramos design de interiores, mas não nos esquecemos dos geeks, fãs de música, para quem estamos constantemente a expandir a nossa oferta de posteres, canecas, t-shirts, figuras colecionáveis e outros produtos de merchandise licenciado e presentes.
Contactos:
E-mail: info@europosters.eu
Tel.: +44 20 3996 3131 (só em inglês)
Segunda a sexta-feira ǀ 6:00 – 15:00
© 1999 – 2023 Europosters. Todos os direitos reservados.
Ao registar-se, concorda com a nossa política de privacidade..