Imaginem o Sr. Incrível a usar asas de morcego. Era assim que aparentava o super-herói mais popular da DC Comics em 1939 quando Bob Kan o desenhou pela primeira vez. Desde então, o Batman já sofreu várias alterações (e não apenas ao nível do fato) e protegeu a Cidade Gotham de vários perigosos criminosos. E ele não vai, com certeza, reformar-se!
Apesar da relação entre o Batman e o Super-Homem ser tão complicada que no fim termina fatalmente, a verdade é que provavelmente o Batman não exisitiria sem o Super-Homem. Foi graças ao grande sucesso do super-herói do planeta Krypton que a National Comics Publications (a DC de hoje) exigiu a criação de outro personagem nas suas Detective Comics. 80 anos se passaram desde então. Hoje, apesar da sua idade avançada, o Batman ainda é um dos super-heróis mais populares no mundo da banda desenhada, e vai, em breve, protagonizar outro filme. Como vai ser?
Tal como na versão da banda desenhada, o Batman alternou entre diversas formas. O primeiro filme no qual ele apareceu foi feito pelo diretor Leslie. H. Martinson já em 1966 e pela primeira vez, no papel de Bruce Wayne, uma interpretação do ator Adam West. Claro que ele não estava sozinho – Alfred e o fiel assistente Robin, com quem ele luta contra o Joker, Pinguim, Catwoman e Riddler, estão sempre prontos a ajudar. Parece um bom drama, não parece? Mas o tom do filme é algo cómico. Tal como as bandas desenhadas.
O filme seguinte de Batman surgiu em 1989 quando Tim Burton se sentou na cadeira de diretor. Ele fez dois filmes com interpretação de Michael Keaton. No filme simplesmente chamado “Batman”, o inimigo de Batman é o Joker (Jack Nicholson). No outro Bruce Wayne resiste à sedução de Catwoman (Michelle Pfeiffer) e derrota Danny De Vito, aka Sr. Pinguim. Depois de Burton veio Joel Schumacher, que fez Batman Para Sempre, com interpretação de Val Kilmer e Batman e Robin, no qual George Clooney ficou com o papel principal. Este filme, no qual os papéis de criminosos introduziram Arnold Schwarzenneger e Uma Thurman, terminaram a saga de Batman por algum tempo. Entretanto, várias versões de desenhos animados foram feitas, e foi ainda feita em 2005, aquela que é provavelmente a melhor versão cinematográfica até agora, quando o diretor Christopher Nolan entrou em cena.
Enquanto que nos lançamentos anteriores o público se riu, o Batman com a cara de Christian Bale é algo negro. O super-herói levemente criminoso tornou-se num suspense que cativou também pessoas que não eram fãs da banda desenhada. Foi suficiente adicionar um pouco de psicológico, sangue e fatos menos engraçados! E escrever um bom guião, claro. Graças a Nolan, o Cavaleiro das Trevas parece ter ascendido. Mas depois veio o filme Batman vs. Super-Homem, que estragou esta reputação. Em suma, Ben Affleck não foi a melhor escolha, apesar de como Batman aparecer noutro filme da DC, desta vez na Liga da Justiça. O que vai acontecer a seguir?
Talvez graças ao 80º aniversário, a DC decidiu que o Batman merece uma nova versão. Depois do fiasco com Ben Affleck, eles começaram a pensar em alguém para trazer de volta o Batman ao grande ecrã. Já sabemos que Matt Reeves vai ser o realizador. Mas ainda não sabemos sobre o que é que vai ser o novo Batman, mas sabe-se quem vai vestir a máscara de Batman desta vez. E vai ser o vampiro Edward, da saga Crepúsculo – Robert Pattinson! E com o espalhar da notícia os fãs de Batman começaram a reclamar. Para ajudar Robert, o próprio Christian Bale se apressou em intervir, garantindo aos fãs que o jovem ator britânico conseguia fazer o papel. Já se passaram mais de 10 anos desde a saga Crepúsculo e Pattinson cresceu entretanto não só fisicamente mais também na sua carreira de ator. Ele ainda não tem os melhores filmes (exceto o seu papel de Cedric Diggory em Harry Potter), mas isso está prestes a mudar. Neste momento, podem ver o seu desempenho no drama/terror The Lighthouse, no qual este jovem ator tentou pela primeira vez Método de Interpretação Para o Ator. Este método foi desenvolvido pelo famoso Heath Ledger, que tomou a representação tão seriamente que, o papel de Joker lhe foi fatal. De forma similar, Christian Bale e atualmente Joaquin Phoenix, o último Joker, também sofreram com pelos seus papéis. Mas felizmente, não irão tão longe como Ledger foi pelos seus papéis.
Depois de alguns filmes menos bem-sucedidos (Batman vs. Super-Homem, Liga da Justiça, Mulher Maravilha, Suicide Squad, Shazam…) a DC tirou o fôlego aos fãs. Duas semanas depois da estreia, o novo Joker ainda está a encher os cinemas, e a deixar as pessoas entusiasmadas. Apesar de ser um personagem de um livro de banda desenhada, é um drama/thriller bem feito que nos deixa a pensar durante alguns dias depois de vermos o filme. Joker é um criminoso fascinante par ao qual não vão olhar com os mesmo olhos depois da performance de Joaquin Phoenix. Será que ele vai aparecer novamente no filme do Batman? O inimigo do Batman têm várias facetas, nomes e histórias. Ele chega mesmo a ser uma mulher numa das edições do livro de banda desenhada (e não é uma mulher qualquer – é a Sra. Wayne!). Quer o novo Batman siga a Trologia de Nolan ou o Joker de Phillips podemos apenas tecer um palpilte, mas uma coisa é certa – o Robert Pattinson não pode ser pior do que o Ben Affleck 😊
Nós existimos para trazer beleza ao espaço onde vive! Esperamos inspirá-lo visualmente com a nossa arte de parede e decorações para o seu lar e não descansamos enquanto não o virmos 100% satisfeito.
Desde 1999 que a Europosters se tornou numa das maiores vendedoras de posteres, quadros e murais de parede. Atualmente, colaboramos com artistas, fotógrafos e designers gráficos de toda a Europa. Na nossa oferta, podem encontrar as pinturas mais belas e mais conhecidas tal como outras peças novinhas em folha de artistas contemporâneos. Ficamos felizes por imprimir as vossas próprias fotos e, se assim quiserem, de as emoldurar em quadros de alta qualidade. Adoramos design de interiores, mas não nos esquecemos dos geeks, fãs de música, para quem estamos constantemente a expandir a nossa oferta de posteres, canecas, t-shirts, figuras colecionáveis e outros produtos de merchandise licenciado e presentes.
Contactos:
E-mail: info@europosters.eu
Tel.: +44 20 3996 3131 (só em inglês)
Segunda a sexta-feira ǀ 6:00 – 16:00
© 1999–2024 Europosters. Todos os direitos reservados.
Ao registar-se, concorda com a nossa política de privacidade..